Como você lida com as diferenças de maturidade em sua equipe?
Você trata todos iguais? Se sim, então você está errando feio.
Entenda o que é liderança situacional.

 

lideranca

Antigamente existiam alguns tipos de “lideres”

  • O chefe carrasco que não se importava com a opinião dos outros.
  • O chefe “democrático” que pergunta a opinião de todos antes de decidir algo.
  • E o chefe “Laissez-faire” que tanto faz, deixa o barco navegar solto, está mesmo preocupado em não se preocupar.

 

Hoje a história mudou bastante, não se reconhece apenas um estilo em um “chefe”, hoje o líder deve navegar por todos os estilos. Sim amigo, o chefe carrasco ainda tem espaço e já explico porque.

 

De acordo com Paul Hersey e Kenneth H. Blanchard com a “Liderança Situacional, não existe um único modo melhor de influenciar as pessoas. O estilo de liderança que uma pessoa deve adotar com indivíduos ou grupos depende do nível de maturidade das pessoas que o líder deseja influenciar”

Na liderança situacional o líder deve responder ao grupo segundo a sua maturidade. Por esse motivo a capacidade de diagnóstico do líder é imprescindível.

 

 

 

Para entender melhor os estilos do líder

lider-situacional

E1 – Onde os liderados são muito imaturos (não sabem e não querem aprender), onde o líder deve ter muito contato com o colaborador e determinar o que e como deve ser feito.

E2 – Onde os liderados são pouco maduros (eles sabem mas precisam de um empurrão), onde o líder deve ter contato com o colaborador e persuadir o colaborador a fazer.

E3 – Onde os liderados são maduros porem inseguros (eles sabem mas não fazem o que deve ser feito por insegurança), onde o líder deve ter pouco contato com os colaboradores e compartilhar os resultados e guiando a equipe em possíveis desvios de rota.
E4 – Onde os liderados são maduros e seguros (eles sabem e fazem), onde o líder não tem contato, ele simplesmente delega a tarefa e colhe os resultados, pois a equipe puxa a responsabilidade pra sí e resolve os problemas.

 

Sejamos práticos.
– Já pensou em uma equipe só de novatos, que nada sabem da empresa e seus processos. Se o líder não acompanhar de perto, certamente ao fim do cronograma pouco eles terão feito. Pois eles não sabem como caminhar com suas próprias pernas.
– Ou uma equipe unida que tudo resolve, se o líder começar a impor ordens e métodos, certamente os resultados serão prejudicados pois acabará influenciando negativamente a equipe.

 

Então para que a empresa consiga maximizar os seus resultados é fundamental que o líder consiga identificar a maturidade de seus liderados, para assim agir com eles da forma mais favorável.

 

Ps. Carrasco não me refiro a cruel mas sim o que fica em cima, cobrando resultados.

 

 

 

Comments

comments